Uniformes escolares antigos esbanjavam charme

Quem não se emociona ao ver aquelas jardineiras charmosas que marcaram os anos 1950/60? As saias plissadas eram complementadas com suspensórios da mesma cor e que, por sua vez, combinavam com gravatinhas destacadas sobre a camisa branca, de gola e botões.

Os uniformes de antigamente ainda encantam corações e mentes, não só de saudosistas mas de pessoas que não viveram aquela época e enxergam nas roupinhas infantis escolares um estilo único e que certamente poderia fazer sucesso ainda hoje.

“Eu usava inclusive um chapeuzinho xadrez, que se encaixava no cabelo, deixando mechas soltas, e combinava com a estampa xadrez da roupa”, lembra Marcia Tavares Nieman, que já foi aluna da Escola Nossa Senhora das Graças, na Cidade Vargas.

Pedagoga por formação, ela hoje trabalha como assistente de direção da mesma escola onde estudou e tem um carinho especial pelos uniformes das décadas passadas.

Márcia conseguiu contratar a confecção de réplicas de cada conjunto, masculino e feminino, que já vestiu gerações. A escola foi fundada em 1958 e está celebrando 60 anos. Esse trabalho minucioso foi possível graças à memória incrível da fundadora Lucy Nieman, hoje com 82 anos e que ainda está no comando da escola.

São saias com pregas, meias altas, saias com botões, bonés e boininhas masculinas, chapeuzinho feminino, gravatinhas de meninos e meninas, calções, calças de tergal, aventaizinhos para aulas de arte e pintura, vestidinhos de estampa xadrez…

“Para o inverno, havia um blusão flanelado bem em estilo colegial, ainda nos anos 1970”, conta Márcia, que pretende ainda exibir todo o material histórico da escola em um museu.

Por enquanto, as peças podem ser vistas em todas as Feiras Culturais, promovidas anualmente na ENSG, para que alunos e pais da geração atual possam conhecê-las.

“É muito legal resgatar e valorizar o charme daquela época, mas é importante também perceber a evolução dos uniformes”, avalia Eliane Kattur Nieman Mello, diretora pedagógica da ENSG. “As calças e bermudas de hoje garantem conforto e elasticidade, para as aulas de educação física, além de praticidade e resistência, fundamentais na vida das famílias contemporâneas”, conclui.

 

Confira também imagens das réplicas de uniformes produzidas  para manter viva a memória das gerações anteriores

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *