Bairro na Zona Sul é uma das únicas homenagens a Getúlio Vargas em São Paulo

Historiadores e analistas políticos sempre observam que São Paulo é provavelmente uma das únicas cidades do país a não ter homenagens expressas a um dos ex-presidentes mais famosos da história brasileira: Getúlio Vargas.

De fato, não há na cidade uma avenida famosa com o nome do ex-presidente de origem gaúcha, mas há várias vias e logradouros públicos importantes homenageando o dia 9 de julho e tudo que for relacionado à chamada “Revolução Constitucionalista de 1932”.
O movimento paulista representou confrontos com o ex-presidente e propunha  a derrubada do governo provisório de Getúlio.

Os paulistas acabaram derrotados, mas conseguiram negociar com Getúlio uma nova constituição.

Na mesma época, Getúlio se moveu para garantir que um novo aeroporto fosse construído na cidade, já que era no Campo de Marte que se formavam pilotos da Força Militar paulista, oponentes de Getúlio. Durante a Revolução de 1932, aliás, as tropas getulistas bombardearam o Campo de Marte.

Foi assim que Getúlio contribuiu para que Congonhas surgisse e se firmasse como principal pista de pouso na cidade de São Paulo. Vale ainda destacar que a capital administrativa do país, na época, era o Rio de Janeiro e a ponte aérea Rio-SP foi estabelecida no aeroporto fomentado por Vargas na zona sul paulistana.

Mas, mesmo com a mágoa paulista e as desavenças políticas com o presidente gaúcho, há um bairro paulistano onde há várias ruas homenageando Getúlio Vargas, sua família, sua cidade de origem, sua história.

Rua Nelson Fernandes, na Cidade Vargas, na década de 1950

É a Cidade Comerciária Presidente Vargas. O presidente até visitou as obras de construção das casas do bairro em 1943, mesmo ano em que assinou a Consolidação das Leis do Trabalho, ou CLT.

5 thoughts on “Bairro na Zona Sul é uma das únicas homenagens a Getúlio Vargas em São Paulo

    1. Os jornais de 23 de dezembro de 1943 reportaram a visita de Getúlio Vargas à Cidade Vargas. O governador ainda visitou outras obras e fábricas na cidade de São Paulo, no dia anterior.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *