Quem se lembra dos cinemas de rua?

Há ainda alguns cinemas de rua pela cidade, mas a verdade é que eles foram desaparecendo do mapa paulistano no final do século XX.

 

Com o crescimento da cidade e surgimento dos shopping centers, os imensos imóveis que abrigavam cinemas foram se transformando em bingos, lojas e muitos em igrejas, nas décadas de 1980 e 1990.  Alguns desses imóveis estão até hoje abandonados.

 

Se nos áureos tempos, especialmente décadas de 1940 e 1950, era um programa todo especial ir ao cinema do bairro , aos poucos o glamour foi se perdendo, com salas que mantinham equipamentos defasados, não evoluíam em conforto, com a queda de público.

 

No Jabaquara e região próxima, no entanto, vários cinemas fizeram história.

 

Antigos moradores do Jabaquara se recordam muito do Cine Maringá, que ficava na Avenida Engenheiro Armando Arruda Pereira. Mas, é bom lembrar, naquele tempo a via se chamava Avenida Conceição, porque levava até a paróquia de Nossa Senhora Conceição, em Diadema, e era via de romaria dos fiéis.

 

O cinema era uma das únicas alternativas de lazer locais  e atraiu pessoas de todas as idades a partir de 1953.

 

Vale ressaltar que o distrito do Jabaquara, atualmente, não tem nenhuma sala de cinema.

 

Nos bairros vizinhos, também havia muitos cinemas que exibiam faroestes americanos, grandes dramas e até longas nacionais, como filmes de Mazzaropi ou, posteriormente, dos Trapalhões!

 

O Cine Estrela, que ficava na Avenida Bosque da Saúde esquina com Rua Caramuru, é um dos mais citados pelos antigos. O prédio ainda existe.

 

Também havia o cine Jamor na Rua Domingos de Moraes e o Arca na Fagundes Filho. Na Avenida Jabaquara, altura da estação Saúde, existia o Cine Nilo.

 

Relatos de antigos moradores ainda dão conta de que a Rua Domingos de Moraes mais para a região da Vila Mariana ainda contava com o Cines Cruzeiro, San Remo, Fenix, Sabará.

 

Lembra-se de histórias dos cinemas locais? Tem fotos? Contribua com o blog de história enviando um email para 60anos@hjistoriadojabaquara. com.br

 

Fotos Cine Estrela: acervo de Ricardo Cimino Rios Vasconcelos – Fanpage Memória do Bosque da Saúde

Cartaz do Cine Jabaquara, década de 1950. Acervo do Jornal São Paulo Zona Sul:

Cine Nilo, na Avenida Jabaquara, quase esquina com Rua Caramuru/Luís Góes. Foto: Acervo Beto Lutfi

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *