Lei diferenciou “rua do Jabaquara” da “Avenida Jabaquara”

Muitas ruas na cidade tinham nome duplicado, no passado. Na região do Jabaquara, algumas duplicidades que podem confundir quem faz pesquisas históricas é a Rua Jabaquara – atual Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, na Vila Mariana – e a Avenida Jabaquara, que no início do século XX era a via que levava do Bosque da Saúde (atual Praça da Árvore) ao Parque do Jabaquara (na região das cabeceiras do Aeroporto de Congonhas, onde existe hoje bairro de mesmo nome.

LEI Nº 1849, DE 5 DE MARÇO DE 1915.

DENOMINA AVENIDA “CONSELHEIRO RODRIGUES ALVES” A RUA JABAQUARA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Washington Luis Pereira de Sousa, Prefeito do Municipio de S. Paulo, Faço saber que a Camara, em sessão de 22 de fevereiro findo, decretou e eu promulgo a lei seguinte:

Art. 1º A Rua Jabaquara fica denominada Avenida “Conselheiro Rodrigues Alves”.

Art. 2º Fica o Prefeito auctorizado a entrar em accôrdo com os representantes do Municipio de Santo Amaro, para estudar o traçado do prolongamento da Avenida Conselheiro Rodrigues Alves, em recta, o quanto possivel, a partir da Rua Domingos de Moraes até Santo Amaro, com 40 metros de largura, acompanhando a linha de bondes electricos, desde que os proprietarios cedam gratuitamente os terrenos necessarios.

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrario.

O Director Geral da Prefeitura a faça publicar.

Prefeitura do Municipio de S. Paulo, 5 de março de 1915, 362º da fundação de S. Paulo.

O Prefeito, Washington Luis P. de Sousa.

O Director Geral, Arnaldo Cintra.

O Correio Paulistano, 05 de março de 1915

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *