O que é um bairro?

Bairro é um conceito subjetivo, não há uma lei que defina os limites de um bairro. Mas essa subjetividade tem extrema importância: tem a ver com a nossa própria história, com a relação de cada cidadão com o local onde nasceu, foi criado, mora ou estuda.
A partir do sentimento de pertencimento, da valorização do bairro onde vive, cada morador pode ajudar a construir, dia a dia, uma história melhor para sua cidade. E todo mundo sabe, com pequenas diferenças, onde fica “seu bairro”.
Agora, oficialmente, a cidade conta com Distritos. E Prefeituras Regionais – até ano passado chamadas de Subprefeituras. Essas são divisões oficiais. Porém, quando se fala em história de São Paulo, algo precisa ficar muito claro: os atuais distritos municipais – que são 96 ao todo, distribuídos em 32 Prefeituras Regionais – NÃO SÃO os mesmos de antigamente. Mudaram inúmeras vezes, aliás.
O distrito do Jabaquara é um grande exemplo disso e, aos poucos, serão reunidas no site histórias que mostram a evolução de suas divisas. Os atuais limites geográficos oficiais, de acordo com a Prefeitura, para a divisão em 96 distritos, foi feita em 1996.
Mas, claro, não faria sentido algum dizer que o Jabaquara “existe” somente há 21 anos. O Jabaquara já existe como “região” que era conhecido por este nome pelo menos desde o século XVII, quando provavelmente existiu aqui um pequeno quilombo.
Confira no mapa a divisão distrital de São Paulo:
A divisão oficial da cidade em distritos foi modificada ao longo da história

3 thoughts on “O que é um bairro?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *