A chegada do metrô

A companhia do metropolitano de São Paulo foi fundada em 1968 ainda como uma empresa municipal. A partir daí, mudaria a história do Jabaquara, até então um bairro distante de tudo, longe “da cidade”, e que não contava com transporte público.

Por seis anos, a população e o comércio sofreriam com as obras públicas e circulação de caminhões no bairro, interdição de vias, poeira. Mas, maior do que qualquer transtorno era a expectativa da comunidade local. A partir de agosto de 1973, foram promovidas viagens experimentais, algumas já abertas ao público, entre Jabaquara e Praça da Árvore. Eram verdadeiros eventos!

Finalmente em 14 de setembro de 1974, o metrô iniciava sua operação comercial –  na época ia só até a Vila Mariana, de segunda a sexta-feira, das 9h às 13h, e fechava ao público nos fins de semana. Na época, a média diária de passageiros era de apenas 2.548 pessoas.

No Jabaquara, tudo se modificaria a partir do início da operação do metrô, com valorização dos bairros, aumento da população na região e consequente fomento do comércio.

Em 17 de fevereiro de 1975, o metrô estenderia sua operação pela linha azul. O próprio presidente da República, general Ernesto Geisel, embarcaria na viagem até a estação Liberdade. O trecho até Santana seria inaugurado no primeiro aniversário de operação, em setembro de 1975, mas a Estação Sé, a maior do sistema metroviário, só seria aberta ao público três anos depois, em fevereiro de 1978. Isso porque ela interligaria a linha azul à vermelha, já em obras, e que teria seu primeiro trecho inaugurado em março de 1979.

Foto: Metrô/SP

 

10 thoughts on “A chegada do metrô

  1. Eu morei na Vila Facchini e fiz muito serviço para o Metro de São Paulo pela empresa Girotubo localizada na Xavier Paes Vila Facchini desde o inicio da obra até o seu final o primeiro trecho do Jabaquara até Vila Mariana. Depois do Jabaquara até a Liberdade, em 26 de Setembro de 1975 começou a funcionar do Jabaquara até Santana. Cansei de andar em vagões do trem do metro sozinho. Não existia tanta gente assim naquela década.

    1. Que legal Marcos Alberto! Eu estou tentando descobrir qual foi a primeira estação criada e em que ano ficou pronta. Suponho que foi o Jabaquara mas qual data? Saberia me dizer?

  2. Morei no Jabaquara desde 1955 até 2000, resido no jardim oriental,jardim aeroporto,cidade Leonor,Vila campestre, Conceição, e Vila fachini,Vila do encontro , gosto muito de ver coisas do bairro, estudei nas escolas municipais cidade Vargas, do lado do metro, hoje terminal,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *